Jogo digital em formato de quebra-cabeça deslizante, no qual os alunos montam imagens de diferentes biomas do planeta. Com visual temático e cores específicas para cada ambiente, o recurso estimula a observação, o raciocínio espacial e o reconhecimento dos ecossistemas.
Título: Quebra-Cabeça Deslizante - Biomas do Mundo
Descrição: Jogo digital interativo em formato de quebra-cabeça deslizante (15 peças), no qual os alunos montam imagens representativas de diferentes biomas do planeta: Floresta Tropical, Floresta Temperada, Tundra, Taiga, Deserto, Pradarias, Savana e Biomas Marinhos. Cada bioma é apresentado com um visual temático e paleta de cores exclusiva. O jogo promove a familiarização com os ecossistemas, incentivando a observação e o raciocínio espacial.
Alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Recomendado especialmente para aulas de Ciências da Natureza
Ano Escolar | Componente Curricular | Objeto de Conhecimento | Habilidades BNCC |
---|---|---|---|
3º ano | Ciências da Natureza | Seres vivos no ambiente | EF03CI02 |
4º ano | Ciências da Natureza | Características dos ambientes e biomas | EF04CI03 |
5º ano | Ciências da Natureza | Interações dos seres vivos com o ambiente | EF05CI05 |
Ciências: estudo dos biomas, ecossistemas e diversidade.
Geografia: localização dos biomas no globo terrestre.
Arte: representação visual dos ambientes naturais.
Tecnologia Educacional: jogos digitais como ferramenta de aprendizagem.
O jogo Quebra-Cabeça Deslizante - Biomas do Mundo é um recurso digital lúdico que integra conteúdos de Ciências e Geografia para alunos dos anos iniciais. Promove o conhecimento sobre os biomas e suas características por meio da montagem de imagens temáticas. Com foco em observação, raciocínio e interdisciplinaridade, é uma excelente ferramenta para tornar o ensino de ecologia mais visual, divertido e significativo.