Jogo digital interativo para dois jogadores, no qual as crianças classificam animais nos cinco grupos dos vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. A cada rodada, um animal ilustrado aparece ao centro e deve ser arrastado para a categoria correta. O jogo tem 30 rodadas e pontuação automática, estimulando o raciocínio lógico, a observação e o conhecimento científico de forma lúdica.
Título: Classificação dos Animais Vertebrados
Descrição: Jogo digital interativo para dois jogadores, no qual as crianças classificam animais nos cinco grupos dos vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. A cada rodada, um animal ilustrado aparece ao centro e deve ser arrastado para a categoria correta. O jogo tem 30 rodadas e pontuação automática, estimulando o raciocínio lógico, a observação e o conhecimento científico de forma lúdica.
Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Recomendado especialmente para 2º ao 5º ano em atividades de Ciências
Ano Escolar | Componente Curricular | Objeto de Conhecimento | Habilidades BNCC |
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2º ano | Ciências da Natureza | Seres vivos: características dos animais | EF02CI01 |
3º ano | Ciências da Natureza | Comparação e classificação de animais | EF03CI02 |
4º ano | Ciências da Natureza | Agrupamentos de seres vivos e suas características | EF04CI02 |
5º ano | Ciências da Natureza | Relações entre características dos seres vivos e o ambiente | EF05CI04 |
Ciências: estudo dos vertebrados, classificação e características dos animais.
Língua Portuguesa: leitura e escrita de nomes, produção de textos descritivos sobre os animais.
Arte: ilustrações dos animais e confecção de cartazes temáticos.
Geografia: associação entre os animais e seus habitats naturais e biomas brasileiros.
Tecnologia Educacional: desenvolvimento do raciocínio por meio de jogos digitais.
O Jogo Classificação dos Animais Vertebrados é uma ferramenta digital lúdica e eficaz para o ensino de Ciências nos anos iniciais. Alinhado à BNCC, promove o reconhecimento dos grupos de animais vertebrados, estimula a aprendizagem por meio da observação e do raciocínio, e favorece o uso significativo da tecnologia na educação.