Jogo digital para dois jogadores no qual as crianças classificam danças típicas das cinco regiões do Brasil. A cada rodada, uma dança ilustrada deve ser arrastada para sua região correta. Com 30 rodadas, pontuação automática e fichas informativas, o jogo valoriza a cultura brasileira de forma lúdica e educativa.
Título: Classificação das Danças Tradicionais Brasileiras
Descrição: Jogo digital interativo para dois jogadores em que as crianças classificam danças típicas nas cinco regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A cada rodada, uma dança ilustrada aparece no centro da tela e deve ser arrastada para a região correta. O jogo conta com 30 rodadas, pontuação automática e uma ficha informativa para cada dança, promovendo o conhecimento cultural, a ludicidade e a valorização da diversidade brasileira.
Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Recomendado especialmente para turmas do 3º ao 5º ano nas aulas de Educação Física e projetos interdisciplinares.
Ano Escolar | Componente Curricular | Objeto de Conhecimento | Habilidades BNCC |
---|---|---|---|
3º ano | Educação Física | Danças do Brasil e manifestações culturais | EF03EF03 |
4º ano | Educação Física | Cultura corporal: danças regionais e populares | EF04EF03 |
5º ano | Educação Física | Apreciação e valorização de danças brasileiras | EF05EF03, EF05EF06 |
Educação Física: dança, expressão corporal, cultura corporal do movimento.
Geografia: localização e características das regiões brasileiras.
Arte: apreciação estética, confecção de cartazes, figurinos e desenhos.
História: origem das danças e diversidade cultural do Brasil.
Tecnologia Educacional: aprendizagem com recursos digitais.
O jogo Classificação das Danças Tradicionais Brasileiras é uma ferramenta digital lúdica que potencializa o ensino de Educação Física nos anos iniciais, com ênfase na cultura corporal e na valorização das tradições brasileiras. Alinhado à BNCC, o recurso promove o reconhecimento de manifestações culturais regionais, desenvolvendo habilidades cognitivas, socioemocionais e tecnológicas de forma divertida e significativa.