Jogo digital de tangram no qual os alunos montam figuras arrastando e girando sete peças geométricas, desenvolvendo raciocínio espacial, percepção geométrica e resolução de problemas de forma lúdica e interativa.
Título: Tangram Interativo
Descrição: Jogo digital interativo no formato de quebra-cabeça baseado no clássico tangram chinês. Os alunos devem arrastar e rotacionar sete peças geométricas para montar figuras temáticas apresentadas como referência. O jogo estimula o raciocínio espacial, a percepção geométrica e a resolução de problemas, com controles intuitivos, animações e modo de tela cheia.
Alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Recomendado especialmente para atividades de Matemática com foco em formas geométricas planas.
Ano Escolar | Componente Curricular | Objeto de Conhecimento | Habilidades BNCC |
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2º ano | Matemática | Figuras geométricas planas | EF02MA16 |
3º ano | Matemática | Composição e decomposição de figuras | EF03MA19 |
4º ano | Matemática | Propriedades e representações geométricas | EF04MA19, EF04MA20 |
5º ano | Matemática | Transformações geométricas (rotação, translação, reflexão) | EF05MA19 |
Arte: composição de novas figuras com criatividade.
Educação Física: jogos motores com formas geométricas no espaço físico.
Tecnologia Educacional: exploração de ferramentas digitais em contextos de aprendizagem.
Língua Portuguesa: nomeação de figuras e produção textual descritiva sobre as montagens.
O Tangram Interativo é um recurso digital lúdico, ideal para o ensino de geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Alinhado à BNCC, permite que os alunos explorem conceitos matemáticos por meio da manipulação de peças, promovendo habilidades espaciais, cognitivas e criativas. Seu formato acessível e envolvente contribui para a aprendizagem significativa e divertida da Matemática.