Jogo digital em que os alunos observam um emoji e escolhem a letra inicial da palavra correspondente. Após selecionar a resposta, o jogo revela a palavra completa com destaque na letra inicial. O jogo apresenta 10 rodadas por sessão, com pontuação e feedback imediato.
Ano Escolar | Componente Curricular | Objeto de Conhecimento | Habilidades BNCC |
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1º e 2º ano | Língua Portuguesa | Sistema de escrita alfabética e consciência fonológica | EF01LP02, EF01LP03, EF02LP04 |
Educação Infantil | Campos de Experiência | Linguagem oral e escrita; escuta, fala e pensamento | EI02EF02, EI03EF08 |
Pré-silábico: início da exploração de sons e letras.
Silábico: reconhecimento de letras iniciais associadas a palavras.
Silábico-alfabético: uso mais consolidado da correspondência entre som e letra inicial.
Dispositivo com navegador (computador, tablet ou celular).
Artes: desenho das palavras e emojis representados
Tecnologia Educacional: uso de jogos como ferramenta de alfabetização
Educação Socioemocional: celebração de acertos e construção da autoconfiança
O Jogo "Começa com que?" é um recurso digital lúdico voltado ao processo de alfabetização inicial. Através da associação entre imagem e som inicial da palavra, desenvolve habilidades fundamentais previstas na BNCC, sendo indicado para crianças dos níveis pré-silábico ao silábico-alfabético do 1º ao 2º ano do Ensino Fundamental.