Jogo digital em que os alunos observam um emoji e escolhem a sílaba inicial da palavra representada. Ao verificar a resposta, o nome da palavra é exibido com destaque na sílaba correta. O jogo inclui 10 rodadas com pontuação, feedback visual e variedade de palavras com sílabas canônicas.
Ano Escolar | Componente Curricular | Objeto de Conhecimento | Habilidades BNCC |
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1º e 2º ano | Língua Portuguesa | Sistema de escrita alfabética e consciência fonológica | EF01LP02, EF01LP03, EF02LP04 |
Educação Infantil | Campos de Experiência | Linguagem oral e escrita; relação entre som e imagem | EI02EF02, EI03EF08 |
Silábico: quando o aluno reconhece sílabas, mas não domina totalmente a segmentação.
Silábico-alfabético: quando o aluno começa a identificar sílabas e letras.
Ideal para 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, podendo apoiar turmas de alfabetização na Educação Infantil (5 anos).
Computador, tablet ou celular com navegador.
Arte: ilustração das palavras e emojis.
Tecnologia Educacional: uso criativo e responsável de jogos digitais.
Educação Socioemocional: valorização do progresso individual, persistência e autoestima.
O jogo “Começa com qual sílaba?” é um recurso lúdico e visual voltado à alfabetização inicial, ideal para alunos nos níveis silábico e silábico-alfabético. Alinhado à BNCC, promove o desenvolvimento da consciência fonológica e da leitura de sílabas simples por meio da associação entre imagem, som e escrita.