Jogo digital interativo para dois jogadores, em que cada criança deve completar palavras com a sílaba correta, baseando-se em emojis e pistas visuais. A cada acerto, o jogador soma pontos. Vence quem acertar mais palavras ao fim das 10 rodadas. O jogo estimula habilidades de consciência fonológica, leitura inicial e raciocínio linguístico de forma lúdica e competitiva.
Ano Escolar | Componente Curricular | Objeto de Conhecimento | Habilidades BNCC |
---|---|---|---|
1º ao 3º ano | Língua Portuguesa | Sistema de escrita alfabética e consciência fonológica | EF01LP02, EF01LP03, EF02LP02, EF03LP02 |
Silábico: crianças que identificam sílabas em palavras.
Silábico-alfabético: crianças que associam sílabas a sons e letras.
Alfabético: crianças que já dominam a escrita silábica e fonêmica.
Ideal para turmas do 1º ao 3º ano no processo de alfabetização.
Dispositivo com navegador (computador, tablet ou celular).
Ideal para uso com lousa digital, estações ou atividades em dupla.
Arte: criação de novas ilustrações para as palavras.
Educação Socioemocional: respeito ao outro, tolerância e convivência.
Tecnologia Educacional: uso de jogos digitais no processo de alfabetização.
Batalha das Sílabas é um jogo digital competitivo e educativo que apoia o desenvolvimento da consciência silábica e a alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Alinhado à BNCC, proporciona uma aprendizagem lúdica, visual e significativa para crianças em fase de leitura e escrita.