Jogo digital interativo em que as crianças montam imagens de animais representativos de cada grupo de vertebrados: anfíbios, aves, mamíferos, peixes e répteis. Ao completar o quebra-cabeça, são apresentados visuais detalhados dos animais em seus habitats. O jogo estimula o reconhecimento dos diferentes grupos animais, promovendo atenção, coordenação e raciocínio lógico.
Dispositivo com navegador (computador, tablet ou celular).
Lousa ou cartaz para mediação e discussão dos animais apresentados.
Compreensão da diversidade animal e da classificação dos seres vivos.
Estímulo à observação, atenção e raciocínio lógico.
Coordenação motora fina e percepção espacial.
Valorização da vida e da biodiversidade.
Uso responsável e criativo das tecnologias digitais na aprendizagem.
Ciências: características, classificação e habitat dos animais.
Arte: desenho e pintura dos animais montados.
Língua Portuguesa: leitura e produção de textos descritivos.
Geografia: localização dos habitats dos animais nos biomas brasileiros.
Tecnologia Educacional: uso de jogos digitais como ferramentas pedagógicas.
O Quebra-Cabeça dos Animais Vertebrados é uma ferramenta lúdica que apoia o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Alinhado à BNCC, favorece o reconhecimento dos grupos animais, o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, e promove o uso significativo das tecnologias em sala de aula.