Jogo digital em que os alunos descobrem árvores brasileiras a partir de dicas sobre bioma, localização e aspectos culturais. A cada acerto, imagens e informações da espécie são reveladas, promovendo o reconhecimento da vegetação nativa e sua relação com os territórios do Brasil.
Título: Quem sou eu? – Árvores do Brasil
Descrição: Jogo digital interativo em que os alunos devem descobrir qual é a árvore brasileira misteriosa a partir de dicas geográficas, ecológicas e culturais. Cada rodada apresenta uma árvore nativa, com até 10 pistas relacionadas ao seu bioma, localização, importância econômica e simbólica. Ao acertar, são reveladas imagens reais e informações detalhadas da espécie. O jogo estimula o reconhecimento da diversidade vegetal brasileira e sua relação com os diferentes territórios e paisagens naturais.
Alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Recomendado especialmente para o 3º e 4º ano em atividades de Geografia, Ciências e projetos interdisciplinares.
Ano Escolar | Componente Curricular | Objeto de Conhecimento | Habilidades BNCC |
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2º ano | Geografia | Paisagens naturais e modificadas | EF02GE01, EF02GE02 |
3º ano | Geografia | Natureza e preservação dos ambientes | EF03GE01, EF03GE03 |
4º ano | Geografia | Biomas e diversidade natural brasileira | EF04GE03, EF04GE04 |
5º ano | Geografia | Relações entre sociedade e natureza | EF05GE02, EF05GE03 |
Geografia: biomas, paisagens naturais, localização, preservação ambiental.
Ciências: características das árvores, relações ecológicas, biodiversidade.
Língua Portuguesa: leitura de pistas, interpretação de texto, escrita descritiva.
Arte: representação visual dos biomas e espécies vegetais.
Quem sou eu? – Árvores do Brasil é um jogo educativo ideal para o ensino de Geografia nos anos iniciais. Trabalha os biomas, paisagens naturais e a distribuição da vegetação nativa no Brasil. Com uma abordagem lúdica e investigativa, o recurso desperta o interesse pelas regiões brasileiras e seus elementos naturais, contribuindo para a formação de uma consciência ambiental crítica e significativa, em alinhamento com a BNCC.