Jogo digital interativo em que os jogadores formam palavras a partir de sequências de emojis, cada um representando sua letra inicial. Com base nos emojis e em uma dica, a criança escolhe as letras corretas em 10 rodadas com pontuação automática, estimulando a leitura, a associação e o raciocínio linguístico.
Título: Enigma das Palavras
Descrição: Jogo digital interativo no qual os jogadores decifram palavras a partir de sequências de emojis. Cada emoji representa a primeira letra de seu nome (por exemplo, 🐝 = B de “abelha”). A criança seleciona letras para formar a palavra correta com base nos emojis apresentados e na dica textual exibida. O jogo tem 10 rodadas com pontuação automática, desenvolvendo habilidades de leitura, associação e raciocínio linguístico.
Alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental
Recomendado especialmente para o 1º e 2º anos em atividades de alfabetização.
Ano Escolar | Componente Curricular | Objeto de Conhecimento | Habilidades BNCC |
---|---|---|---|
1º ano | Língua Portuguesa | Sistema de escrita alfabética | EF01LP05 |
1º ano | Língua Portuguesa | Estratégias de leitura de palavras e frases | EF01LP06 |
2º ano | Língua Portuguesa | Reconhecimento de palavras e seus sons | EF02LP05 |
2º ano | Língua Portuguesa | Construção de hipóteses de leitura | EF02LP06 |
Língua Portuguesa: alfabetização, leitura e escrita inicial.
Arte: interpretação de emojis como ícones visuais e criação de ilustrações.
Tecnologia Educacional: uso de jogos digitais como apoio à aprendizagem.
Psicomotricidade fina: clique, seleção e arraste em interfaces digitais.
O jogo Enigma das Palavras é uma proposta inovadora e divertida para apoiar o processo de alfabetização nos anos iniciais. Combinando emojis, letras e dicas visuais, estimula a consciência fonológica e o reconhecimento do sistema alfabético. Ideal para crianças em transição das hipóteses silábicas para a alfabética, promove uma aprendizagem significativa e engajadora.